Como Salvar um Dente Perdido em Acidente

O procedimento a seguir não é absolutamente seguro em todos os casos, mas deve ser tentado, com certeza... 

 

 

Um acidente grave ou um simples tropeção  pode ocasionar a perda traumática de um ou  mais dentes, que podem "voar" da boca para desencanto do acidentado.

A literatura odontológica comprova que dentes assim perdidos podem ser salvos se forem reimplantados o quanto antes possível.  Recomenda-se o seguinte procedimento: 
  
 

 

Imediatamente procurar o dente perdido no local do acidente. Quando encontrado segurar pela sua coroa, sem tocar na raiz.

 

 

Se o dente estiver sujo, lave-o com água ou soro fisiológico e o recoloque no lugar de onde saiu, sem perda de tempo. Se está tarefa lhe for impossível, coloque o dente dentro da boca do acidentado, em baixo da língua ou junto a  bochecha.  Se isto ainda não for possível, coloque o dente dentro de um copo com água, soro fisiológico ou leite.

 

 

Não limpe o dente com produtos químicos, como anti-sépticos,agentes de limpeza.  Não limpe com escavação ou raspagem.

 

 

Procure seu dentista o mais rápido que puder. Não deixe para o dia seguinte.  Cuidados especiais devem  ser tomados a seguir, sem os quais o procedimento resultará  em fracasso, com conseqüências que podem ser graves.

Recordando: 

1. Mantenha calma mas aja rapidamente;

2. Proteja o dentes mantendo-o úmido;

3. Procure o dentista;

4. Ele irá verificar se o dente foi colocado em seu lugar certo. Se ele estiver mal posicionado ele ainda terá tempo de corrigir. Irá colocar uma contenção para imobilizar o dentes permitir que ele se recupere com mais facilidade e no seu devido lugar. Também, o dentista irá tomar outros cuidados preventivos da infecção.