Curiosidades Odontológicas

Você Sabia?

 

Os registros históricos demonstram que com o domínio do fogo e o fato do homem passar a cozinhar os alimentos, associado ao ingresso da dieta à base de amido, começaram as agressões aos dentes e suas conseqüências.

 

Por muitos séculos o oficio de tratar os dentes era praticado pe los barbeiros e curiosos, foi no século XVIII, devido aos trabalhos do francês PIERRE FAUCHARD que fundou-se a Odontologia moderna.

 

Foi em 25 de outubro de 1884, um decreto imperial criava as primeiras Faculdades de Odontologia no Brasil.

 

O ensino superior de Odontologia no Brasil é muito semelhante a escola Americana, ou seja, o profissional é preparado em média por 4 a 5 anos com estudos específicos na área de Odontologia, associados a conhecimentos médicos gerais.

 Outras Informações Importantes

O Órgão que regula a atividade da Odontologia é o Conselho Federal de Odontologia com sede no Rio de Janeiro, nos esta dos como o Rio Grande do Sul existe o Regional- CROIRS, em Porto Alegre.

ABO- Associação Brasileira de Odontologia é maior associação com objetivos científicos que promove eventos no Brasil para a chamada educação continuada dos profissionais, é claro existem outras nacionais e regionais com os mesmos propósitos. A ABO/RS é a secção no estado do Rio Grande do Sul da ABO/Nacional, com sede em Porto Alegre.

A Odontologia possui as seguintes Especialidades: 

 

Cirurgia

 

Dentística

 

Endodontia

 

Odontologia Legal

 

Odontologia em Saúde Coletiva

 

Odontopediatria

 

Ortodontia e Ortopedia Facial

 

Patologia Bucal

 

Periodontia

 

Prótese Buco- Maxilo-Facial

 

Prótese Dentária

 

Radiologia

 

Implantodontia

 

Estomatologia

Endodontia: É a parte da Odontologia que estuda todas as relações do órgão pulpar (polpa-nervo), com as demais estruturas do dente, cavidade oral, cabeça e do homem como um todo indivisível.

Anamnese: Esta palavra possui um significado muito importante para você cliente e para nós profissionais, pois é como podemos conhecer a sua saúde, suas particularidades, suas experiências anteriores em saúde e tratamentos. Através da anamnese tomamos conhecimento das informações particulares do paciente. Estas devem ser registradas pelos profissionais em suas fichas de consultório. Quem for alérgico ou sensível a qualquer substância deve quando em Anamnese referir ao seu profissional. Existem várias drogas que causam hipersensibilidade, por exemplo, a Penicilina, o AAS, o camarão etc.

Atenção

Você deve colocar em sua Carteira de Identidade escrita a máquina e colada com durex o nome da substância que você é sensível. Isto se deve, porque nas condições de perda de sentidos, em que haja a necessidade de atendimento em hospital, a primeira atitude é buscar identificar a vítima, neste momento o atendente tomaria conhecimento de sua especial característica de ser sensível a uma substância. Esta conduta pode evitar grandes transtornos na recuperação de sua saúde.