Clareamento Dental com Led

O que é um Led ? 

É um dispositivo que transmite uma luz num determinado comprimento de onda, potencializando a ação dos produtos clareadores. O Led é um instrumento de alta tecnologia, que permite um resultado estético maravilhoso, com segurança.  

Como funciona o Clareamento Dental com Led ?    

É feita uma avaliação das manchas do esmalte e da coloração inicial dos dentes. Uma sessão de limpeza prévia é indicada para aumentar a eficiência. A luz do Led irá penetrar no esmalte e, devido a uma reação química com o gel utilizado, dissolverá as manchas sem afetar o esmalte dental. É um procedimento indolor. Alguns pacientes podem experimentar uma sensibilidade temporária, que é também rapidamente resolvida com um anti-sensibilizante, porém é raro. Não fragiliza os dentes e não afeta a resistência do esmalte.   

Todos os dentes podem ser clareados?  

Isso dependerá de uma avaliação, pois existem dentes com manchas mais difíceis e podem necessitar de mais de uma sessão. Dentes amarelados e acizentados são clareados rapidamente.  

As restaurações e próteses podem ser clareadas?  

Os materiais restauradores (porcelanas e resinas) não podem ser clareados, mas, após o clareamento, os dentes com restaurações e próteses podem ser substituídos por outros com uma cor compatível com o resultado do tratamento.  

O dente clareado fica enfraquecido?  

Não. A estrutura dental não é afetada.   

O dente clareado pode escurecer novamente?  

Sim. Mas nunca como era antes. Após 2 anos, pode haver a necessidade de uma manutenção. Em pacientes não fumantes e que não fazem uso com freqüência de bebidas ou alimentos com corantes, a duração do tratamento é bem mais prolongada.    

Como funciona o Clareamento Dental?  

As moléculas dos géis oxidantes (liberadores de oxigênio) penetram na intimidade do esmalte e da dentina, liberando oxigênio que, por sua vez, quebra as moléculas dos pigmentos causadores das manchas.  

Posso fazer sozinho ou preciso ir ao Dentista?  

Não se recomenda clarear os dentes sem orientação correta de um Cirurgião-Dentista. Seja no consultório, seja em casa, sempre deve haver monitoramento e acompanhamento do Dentista.  

Os produtos utilizados no clareamento são seguros à saúde geral?  

Sim, como todos produtos e medicamentos, tanto na Medicina como na Odontologia, utilizados corretamente e conforme orientação. Os produtos usados no clareamento não promovem nenhum prejuízo à saúde geral.  

Eles provocam danos à gengiva?  

Não, uma vez que o profissional isola todo tecido gengival antes de iniciar o procedimento, evitando o contato direto com o agente clareador.  

Posso fazer clareamento dental em qualquer idade?  

Sim. Não há contra indicações específicas quanto a idade. A partir dos 10 anos, é aceitável.   

Durante o clareamento, o que devo e não devo fazer?

Deve fazer:   

Deve sempre seguir as orientações do Dentista.   

Não deve fazer:  

1 – Fumar durante o tratamento.   

2 – Tomar café, chá, ou seja tudo o que contém corantes…  

3 – Escovar os dentes ou fazer bochechos com substâncias coradas.  

Quanto tempo demora o Clareamento com o Led ?  

No consultório, consegue-se um resultado maravilhoso em apenas duas sessões.  

Depois de feito o clareamento com o Led há alguma dor?  

É muito raro, mas pode acontecer em pessoas muito sensíveis. O Cirurgião-Dentista, imediatamente entra com um dessensibilizante, garantindo assim a tranquilidade do paciente.  

Quais as contra indicações do clareamento ?  

Por precaução, deve-se evitar o tratamento em gestantes e lactantes.